Introdução: Uma Celebração de Conexão
"Graça e Paz! Boa noite, família 'Vida em Cristo'! Que alegria estarmos aqui, celebrando esses dois anos de história da nossa igreja! Ao olharmos para trás, vemos a fidelidade de Deus. Mas qual é o segredo para uma igreja não apenas começar, mas continuar frutífera e vibrante? É o mesmo segredo de um galho cheio de vida: a conexão com a fonte. E o nome da nossa igreja já revela isso: Vida em Cristo. Hoje, veremos que essa não é apenas nossa identidade, é nossa essência e nossa única estratégia para o futuro."
(Leitura do Texto Base)
"Vamos ler juntos, como família, a verdade que nos sustenta, em João 15:5:
Jesus, a videira verdadeira
1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta. Todo ramo que dá fruto, ele poda, para que produza ainda mais.
3Vocês já foram limpos pela mensagem que eu lhes dei.
4Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira, vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.
5“Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.
6Quem não permanece em mim é jogado fora, como um ramo imprestável, e seca. Esses ramos são ajuntados num monte para serem queimados.
7Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!
8Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade.
Exposição: Olhando para Trás e para Dentro
(Ponto 1: A Fonte do Nosso Passado - "Sem mim, nada podeis fazer")
"Nos últimos dois anos, celebramos vitórias, vidas transformadas, comunidades impactadas. Mas Jesus nos lembra, com amor: 'Sem mim, nada podeis fazer'. Cada conquista que celebramos hoje não foi fruto do mero esforço humano, mas da graça que fluiu de Cristo, a Videira Verdadeira. Foi Ele quem deu crescimento (1 Coríntios 3:6)."
Nesses 2 anos, aprendemos que:
-
programações não sustentam a fé,
-
eventos não transformam,
-
estratégias humanas não produzem fruto espiritual duradouro.
-
Só Cristo faz isso.
-
Se Ele é retirado do centro, tudo perde sentido.
-
Mas se continuarmos ligados a Ele, veremos muito mais do que já vimos — porque o fruto não depende da força dos ramos, mas da seiva da Videira.
6 Eu plantei e Apolo regou, mas quem fez crescer foi Deus.
(Ponto 2: O Convite para o Nosso Presente - "Se alguém permanecer em mim...")
"E agora, qual o próximo passo? Jesus não diz 'Parabéns, agora sigam sozinhos!'. Ele diz: 'Permaneçam'. Esse é o verbo para o nosso terceiro ano. 'Permanecer' fala de constância, intimidade e dependência diária. É o que garante que a 'Vida em Cristo' continue sendo, de fato, vida em Cristo."
Aplicação: Construindo o Futuro Juntos, Ligados à Videira
Como, na prática, nos mantermos coletivamente ligados à Videira para os próximos anos?
Permanecer é uma Disciplina Comunitária
Através da Palavra em Comunhão: Nossa vida não é solo. É nos cultivos, grupos pequenos e no estudo conjunto da Palavra que ouvimos a voz do Jardineiro juntos.
Através da Oração Corporativa: Como igreja, nossa oração unida é o sistema vital que mantém cada ramo conectado à seiva da Videira. É o que nos sustenta e direciona.
O Resultado é uma Igreja que Reflete a Cristo
Quando permanecemos n'Ele como corpo, colhemos os frutos prometidos:
Damos Muito Fruto (Versículo 5): Não apenas fruto, mas muito fruto. Como igreja, seremos naturalmente atraentes e relevantes, porque o caráter de Cristo (sendo cópias d'Ele) será visto em nossa comunhão e serviço.
Vivemos Nossa Missão (Cumprimos os Mandamentos): Jesus resume a lei no amor (Mateus 22:37-40).
Amar a Deus: Só amamos a Deus como igreja quando Cristo é o centro de nosso culto e adoração.
Amar o Próximo: O mundo conhecerá que somos discípulos pelo nosso amor uns pelos outros (João 13:35) e pelo amor à nossa cidade. Esse amor é a evidência suprema de que estamos ligados à Videira.
João 13:34-35
34 Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros.
35 Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos”.
Mateus 22:37-40
37 Jesus respondeu: “‘Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente’.
38 Este é o primeiro e o maior mandamento.
39 O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Conclusão e Desafio para o Próximo Ano
(Recapitulação e Visão de Futuro)
"Portanto, irmãos, esses dois anos nos mostram que a fidelidade é d'Ele. O futuro nos chama para a dependência d'Ele. A pergunta para nosso terceiro ano como igreja 'Vida em Cristo' não é 'O que vamos fazer?', mas 'Como vamos permanecer?'."
(Desafio da Igreja)
"Que nos próximos 365 dias, sejamos conhecidos como a igreja que permanece. Que em nosso terceiro aniversário, possamos olhar para trás e ver ainda mais frutos, não porque fomos esforçados, mas porque estivemos ligados à Videira.
Que cada ministério, cada projeto, cada relacionamento aqui seja irrigado pela seiva que vem de Cristo. Para que cumpramos nossa missão de amar a Deus de todo o coração e amar nosso próximo como a nós mesmos."
Apelo
Convide todos a renovarem seu compromisso:
-
de vida devocional,
-
de serviço,
-
de amor,
-
e de dependência total de Cristo.
O futuro do Ministério Vida em Cristo depende de permanecermos ligados à Videira.
Encerramento/Oração de Consagração
Senhor nosso Deus,
Obrigado por tudo o que o Senhor realizou nestes dois anos do Ministério Vida em Cristo. Reconhecemos que foi a Tua mão que nos sustentou e a Tua presença que nos guiou até aqui.
Hoje consagramos a Ti os próximos anos deste ministério. Que Cristo continue sendo o centro de tudo o que fizermos. Mantém-nos ligados à Videira verdadeira, firmes na Tua Palavra e sensíveis à direção do Teu Espírito.
Abençoa cada família, cada líder e cada membro. Que sejamos uma igreja que ama a Deus acima de tudo e serve ao próximo com o amor de Cristo. Que venham muitos frutos: vidas transformadas, lares restaurados e corações conduzidos à salvação.
Guarda-nos, fortalece-nos e que o Senhor complete em nós a boa obra que começou.
Em nome de Jesus,
Amém.