Coragem em Cristo
Mateus 14:22-33

Graça e Paz Queridos Irmãos! 🙏

Hoje vamos refletir um pouco sobre "coragem" e como, apenas com Cristo, conseguimos persistir, vencer nossos medos e superar as dificuldades que a vida nos impõe.

Vamos abrir nossa bíblia em Mateus 14:22-33...


Jesus anda sobre as águas

22Logo em seguida, Jesus insistiu com seus discípulos que voltassem ao barco e atravessassem até o outro lado do mar, enquanto ele despedia as multidões. 

Cristo os envia de volta para Cafarnaum, depois de despedir as multidões. Pelo visto ninguém queria ir embora. Mas foram, sem dúvida nenhuma, saciados, tanto física quanto espiritualmente.

23Depois de mandá-las para casa, Jesus subiu sozinho ao monte a fim de orar. Quando anoiteceu, ele ainda estava ali, sozinho.

Jesus aqui ensina também o quão importante é dedicarmos um tempo para oração. Mas um tempo de qualidade. Precisamos neste tempo nos desconectarmos do relógio, não devemos ter pressa. Orar com pressa não nos conecta com Deus.

24Enquanto isso, os discípulos, distantes da terra firme, lutavam contra as ondas, pois um vento forte havia se levantado. 

Literalmente eles estavam no meio da tempestade. Porém aqui podemos também refletir sobre como nós nos encontramos diversas vezes em nossa vida. Estamos por vezes, longe demais da terra firme, de modo que não é viável, nem possível recuar. O que resta nessa hora é enfrentar o mar revolto e o vento forte. Por muitas vezes não iremos passar ilesos, mas cheios de ferimentos e dores causados por estes ciclos da nossa vida onde parece que não há saída. Que vamos muitas vezes ficar pelo caminho. Tem traduções que falam inclusive em "açoitados pelas ondas". A vida, o mundo, faz isso conosco. Somos açoitados, levados a duvidar de nós mesmos. 

25Por volta das três da madrugada, Jesus foi até eles, caminhando sobre as águas. 

Apesar de toda turbulência do mar revolto, Jesus veio andando sobre o mar. Isso é maravilhoso. Enquanto estamos passando sufoco, achando que não tem mais jeito. Das nossas mãos já não temos mais capacidade para superar os obstáculos da vida. Estamos ali a ponto de naufragar. Porém, Cristo é o nosso socorro bem presente na angústia, que chega para nos apresetnar uma solução, um caminho, maior do que o nosso.

26Quando os discípulos o viram caminhando sobre as águas, ficaram aterrorizados. “É um fantasma!”, gritaram, cheios de medo.

Cristo se apresentou para eles como homem. E sendo homem eles não conseguiram compreender aquilo. Era mais fácil pensar que fosse um fantasma, alguém que estava inclusive indo buscá-los para completar seu final trágico. Apesar de tudo que estavam presenciando com Cristo, ainda assim duvidavam. 

Por vezes também não cremos que Cristo pode, de verdade, ser a solução para os desafios do nosso dia a dia. Buscamos diversas outras soluções e não paramos, respiramos, saímos do problema e olhamos como expectadores de nós mesmos. Não paramos para analisar o cenário em que estamos. Porque estamos dentro do problema. 

Por isso ao tirarmos um tempo (precioso de qualidade) para orar e buscar a Deus, nós encontramos paz em nosso coração e o Espírito Santo encontra um campo fértil para despertar em nós as soluções que precisamos para que tomemos decisões corretas e consigamos superar os problemas até então insolúveis.

27Imediatamente, porém, Jesus lhes disse: “Não tenham medo! Coragem, sou eu!”.

Jesus se apresenta como solução para a situação em que estavam. Dizendo para que tenham bom ânimo, tenham coragem. Nesta hora a coragem tinha desaparecido deles, estavam abatidos, certos do final trágico. Mas Cristo os incita a terem coragem, porque Ele chegou.

Por vezes nossas orações parecem não estarem sendo ouvidas. Mas nós precisamos persistir e crer que Deus às ouve e se importa conosco. Porém ele é o dono de toda a sabedoria e vai agir conforme nossa fé e vai intervir e orientar naquilo que não podemos fazer. Naquilo que está além do nosso alcance. Temos também, enquanto cristãos, que conhecer a vontade de Deus e andarmos conforme sua orientação. 

28Então Pedro gritou: “Se é realmente o senhor, ordene que eu vá caminhando sobre as águas até onde está!”.

"Visto que és Tu" - Aqui Pedro se enche de coragem e pede para ir até Jesus. Por vezes isso acontece conosco também. Buscamos respostas, somos abençoados com elas e no próximo obstáculo fraquejamos.

29“Venha!”, respondeu Jesus.Então Pedro desceu do barco e caminhou sobre as águas em direção a Jesus. 

Jesus autoriza Pedro a ir até Ele. Nós também precisamos seguir na direção de Jesus. Buscar aquilo que o agrada, andar conforme a sua vontade soberana. E só conseguimos isso se entendermos os planos Dele para nossa vida. Do contrário não acharemos o caminho e passaremos por diversos tropeços, até que refaçamos a rota.

30Mas, quando reparou no vento forte e nas ondas, ficou aterrorizado, começou a afundar e gritou: “Senhor, salva-me!”.

Vão haver situações em que caminhar na direção de Cristo vai exigir outros sacríficios, talvez até maiores do que os que já estamos passando. Durante nosso vida terrena tomamos decisões tão erradas na vida que nossa ação de "consertar - ajustar a rota" poder ser bem dolorosa, mas necessária. Aí é que devemos nos apegar a Cristo e prosseguir, já que entendemos a Sua vontade em nossa vida.

31No mesmo instante, Jesus estendeu a mão e o segurou. “Como é pequena a sua fé!”, disse ele. “Por que você duvidou?”

Pedro fraquejou, não teve fé suficiente para continuar. O natural do que ele estava vendo superou o entendimento do sobrenatural de Deus na sua vida. Mas ainda assim, apesar de ter falhado, clamou mais uma vez a Cristo e este, de pronto, o atendeu e estendeu sua mão.

Isso também acontece conosco. Estamos no mundo, nascidos do pecado, mas fomos alcançados pela Graça. Apesar de fraquejarmos, das dificuldades nos afligirem e nos maltratarem diariamente, ainda assim temos o nosso redentor, que levou sobre si nossos pecados e nos resgata, nos salva todos os dias.

32Quando entraram no barco, o vento parou. 

Aqui vemos também que quando convidamos Cristo a estar conosco, a entrar no nosso barco, a lutar junto conosco as lutas deste mundo, conseguimos passar pelas tribulações, que ainda se apresentarem, de maneira plena. Aquilo que até então era tempestade se torna bonanza. Aqui que parecia não ter saída se torna nosso milagre. Onde apenas ao estarmos com Cristo conseguimos superar.

33Então os outros discípulos o adoraram e exclamaram: “De fato, o senhor é o Filho de Deus!”.

Aqui todos entenderam o poder de estar com Cristo. Devemos adorá-lo, e somente a Ele. Só Ele é digno de toda honra, toda glória e todo louvor.

Cristo é a solução para nossos problemas e para nossa vida como um todo. Nos momentos de tempestade e principalmente também, nos momentos de bonanza. Será que precisaremos sempre que Cristo nos lembre de que precisamos dele através de tribulações. 

Adore a Cristo em todo tempo!

Mateus • 14:22-33


Conclusão

A coragem não é ausência de medo, mas a decisão de confiar em Jesus apesar do medo.
Quando Ele diz “Sou eu”, podemos seguir adiante mesmo que as ondas ainda estejam agitadas.
A verdadeira vitória não é apenas caminhar sobre as águas, mas chegar ao outro lado com mais fé do que quando partimos.

  • Em que área da sua vida o medo tem falado mais alto que a fé?

  • O Senhor está dizendo hoje: “Coragem! Sou eu. Não tenha medo.”

  • Fixe seus olhos em Jesus, e você verá que até as tempestades se tornam caminho para o milagre.



Coragem em Cristo
Ministério Vida em Cristo, Alexsandro Haag 9 novembro, 2025
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Eu e minha casa serviremos ao Senhor
Efésios 5:25-33