Alegremo-nos no Senhor
Filipenses IV

Graça e Paz meus irmãos em Cristo! Vamos hoje ler o último capítulo de Filipenses, o capítulo de número 4. 

Já passamos pelos estudos abaixo...

  1. Filipenses I - Viver é Cristo
  2. Filipenses II - Pensar e Agir como Cristo
  3. Filipenses III - Prosseguir em Cristo

Hoje então chegamos ao fim desta maravilhosa Carta, a Carta da Alegria de Paulo aos Filipenses. Vamos ler e refletir...


1Portanto, meus amados irmãos, permaneçam firmes no Senhor. Amo vocês e anseio vê-los, pois são minha alegria e minha coroa de recompensa. Podemos reparar aqui como Paulo se alegrava com esta igreja. Que nós também possamos ser uma igreja que alegra a Deus, pois certamente assim também nos alegraremos mutuamente.


Palavras de incentivo

2Agora, suplico a Evódia e a Síntique: tendo em vista que estão no Senhor, resolvam seu desentendimento. Vemos que, embora a igreja seja de muita alegria para Paulo, ainda assim haviam conflitos a serem resolvidos. No caso aqui entre Evódia e Síntique. Ao que parece o desentendimento delas estava trazendo problemas para unidade da igreja, ou Paulo já estava tratando de orientar o caminhar para uma solução, com o intuito de evitar futuras rupturas e divisões. É importante que não venhamos a cultivar desentendimentos. Que possamos resolver, enquanto irmãos e filhos de Deus, os conflitos que surgem. Pelo nosso bem e bem do Corpo de Cristo.

3E peço a você, meu fiel colaborador, que ajude essas duas mulheres, pois elas trabalharam arduamente comigo na propagação das boas-novas, e também com Clemente e com meus outros colaboradores, cujos nomes estão escritos no livro da vida. Como Paulo está preso e distante, pede o auxílio e colaboração de outros irmãos, para que possam ajudar a por fim no desentendimento destas duas mulheres.

4Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se!  Paulo incentiva a que todos estejam alegres em Cristo, para que em tudo se regozigem Nele.

5Que todos vejam que vocês são amáveis em tudo que fazem. Lembrem-se de que o Senhor virá em breve. Aqui Paulo direciona a que todas hajam em nome do Senhor, em tudo que fizerem, com amor e alegria. Assim é a evidência de que você está no caminho da salvação.

6Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. As preocupações vem, mas aqui somos instigados a entregar nas mãos de Deus nossas necessidades, para que possamos viver na Sua dependência.

Onde há oração sincera, há espaço para a paz de Deus agir.

O cristão troca ansiedade por confiança quando coloca tudo diante de Deus.

7Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus. Essa paz que provem de Deus, é alcançada quando nos colocamos debaixo da sua direção, andando sob a graça. É uma paz que vai te trazer coragem para seguir seu caminho com passos firmes, segundo a orientação do Espírito Santo de Deus.

8Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.  Quando estamos sob a graça e depositamos nossa fé na Cruz de Cristo passamos a ser transformados pela ação do Espírito Santo, que opera em nós e nos direciona para o que é bom. Para o Fruto do Espírito, nos afastando das obras da carne.

Galátas 5:19-25

19Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, 

20idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, 

21inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus.

22Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 

23mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!

24Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana. 

25Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida. 

9Continuem a praticar tudo que aprenderam e receberam de mim, tudo que ouviram de mim e me viram fazer. Então o Deus da paz estará com vocês. Uma vida em Cristo é isso. Aprender mais de Deus e colocar em prática o que temos aprendido. É assim que o Espírito Santo de Deus faz morada em nós.


Paulo agradece as ofertas

10Como eu me alegro no Senhor por vocês terem voltado a se preocupar comigo! Sei que sempre se preocuparam comigo, mas não tinham oportunidade de me ajudar. Aqui Paulo está feliz pelos filipenses estarem o ajudando financeiramente.

Por que eles não tinham “oportunidade”?

A Bíblia não diz explicitamente, mas algumas hipóteses bem aceitas:

  • Distância geográfica

  • Limitações financeiras da igreja

  • Falta de mensageiro confiável

  • Incerteza sobre onde Paulo estava preso

  • Perseguição ou dificuldades locais

Ou seja: o amor existia, mas as condições não.

Esse versículo revela muito do caráter de Paulo:

  • Ele não manipula emocionalmente

  • Não usa a oferta para culpar ou constranger

  • Não faz chantagem espiritual

  • Pelo contrário: ele protege o coração dos filipenses

11Não digo isso por estar necessitado, pois aprendi a ficar satisfeito com o que tenho. (em qualquer situação - Almeida/NAA) - A alegria verdadeira de Paulo está no Senhor. A nossa também deve estar, independente das lutas e dificuldades.

12Sei viver na necessidade e também na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito.  Qual o segredo? R. Próximo Versículo...

13Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças. (Tudo posso naquele que me fortalece - NAA.)

Nós não podemos ser governados pela falta/escassez, nem escravizados pela abundância.

14Mesmo assim, vocês fizeram bem em me ajudar na dificuldade pela qual estou passando. O cuidado de Paulo com a igreja também é evidenciado aqui. Ele explica mas não menospreza as ofertas, pelo contrário, reforça a sua gratidão.

15Como sabem, filipenses, vocês foram os únicos que me ajudaram financeiramente quando lhes anunciei as boas-novas pela primeira vez e depois segui viagem saindo da Macedônia. Nenhuma outra igreja o fez. Aqui novamente Paulo elogia o comportamento dos filipenses em ajudar ao seu ministério.

16Até quando eu estava em Tessalônica, vocês enviaram ajuda em mais de uma ocasião. 17Não digo isso porque quero receber uma oferta de vocês. Pelo contrário, desejo que sejam recompensados por sua bondade. Aqui Paulo também demonstra a justiça de Deus para quem tem fidelidade com Ele. Quem pratica generosidade é recompensado, pois Deus rejeita ao avarento.

18No momento, tenho tudo de que preciso, e mais. Minhas necessidades foram plenamente supridas pelas contribuições que vocês enviaram por Epafrodito. Elas são um sacrifício de aroma suave, uma oferta aceitável e agradável a Deus. Aquilo que entregamos de maneira honrosa e generosa sobe como uma aroma suave ao trono de Deus. 

19E esse mesmo Deus que cuida de mim lhes suprirá todas as necessidades por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus. Devemos depositar nossa confiança no Senhor. Mas não apenas isso, precisamos conversar com Ele e apresentar diante dele nossas aflições, dificuldade e medos, pedindo direção.

20Agora, toda a glória seja a Deus, nosso Pai, para todo o sempre! Amém.


Saudações finais

21Transmitam minhas saudações a cada um do povo santo em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo também mandam lembranças. 

22Todo o povo santo daqui lhes envia saudações, especialmente os que pertencem à casa de César.

23Que a graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês.

Filipenses • 4:1-20





Alegremo-nos no Senhor
Ministério Vida em Cristo, Alexsandro Haag 1 fevereiro, 2026
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Prosseguir em Cristo
Filipenses III