A Paz do Senhor meus queridos irmãos em Cristo!
Hoje damos sequencia ao nosso estudo sobre a carta de Paulo a Tito.
Na semana anterior estudamos refletimos sobre o papelo do Líder e a prática da sã doutrina. Hoje vamos seguir neste tema, porém com foco em toda a comunidade, sobre a família da fé e a sã doutrina.
Por isso abramos em Tito, capítulo 2, versículo 1 a seguir...
O ensino correto na vida da igreja
1Mas, quanto a você, que suas palavras reflitam o ensino verdadeiro.
Como fazemos isso?
- Conhecendo a Palavra;
- Praticando a Palavra;
- Ensinando a Palavra;
É o ensino que produz vida saudável. O objetivo aqui é transformar caráter, não apenas instruir intelectualmente.
2Os homens mais velhos devem exercitar o autocontrole, a fim de que sejam dignos de respeito e vivam com sabedoria. Devem ter uma fé sólida e ser cheios de amor e paciência.
Esse comportamento reflete a são doutrina. Nos dá um direcionamento, enquanto jovens, de onde devemos chegar.
3Semelhantemente, as mulheres mais velhas devem viver de modo digno. Não devem ser caluniadoras, nem beber vinho em excesso; antes, devem ensinar o que é bom.
Do mesmo modo as mulheres mais velhas tem aqui um direcionamento de como podem refletir a sã doutrina em suas vidas. E também como as mais jovens podem se preparar para refletir o caráter da sã doutrina e conquistarem a maturidade necessária para ensinar aos mais jovens.
4Devem instruir as mulheres mais jovens a amar o marido e os filhos,
Conforme a instrução dada aqui por Paulo, temos um exemplo simples mas prático sobre a aplicação da sã doutrina proveniente da sabedoria dos mais velhos, que andaram segundo a vontade de Deus e buscaram se aperfeiçoar, tanto na parte intelectual quanto na vida prática.
5a viver com sabedoria e pureza, a trabalhar no lar, a fazer o bem e a ser submissas ao marido. Assim, não envergonharão a palavra de Deus.
Aqui Paulo continua instruindo sobre o comportamento esperado para a mulher, com o seu papel no lar cristão. Sendo auxiliadora do seu marido e, junto com ele, cuidar dos seus filhos para que também reflitam o caráter de Cristo na sua vida.
6Da mesma forma, incentive os homens mais jovens a viver com sabedoria.
Precisamos incentivar os mais jovens a viverem sabiamente desde o princípio, para não andarem no engano, por caminhos tortuosos que os afastem da fé e também que traga sofrimento devido à escolhas autônomas, sem estar firmada nas bases cristãs que recebemos.
7Você mesmo deve ser exemplo da prática de boas obras. Tudo que fizer deve refletir a integridade e a seriedade de seu ensino.
Aqui Paulo reforça que Tito, assim como cada um de nós que exercemos algum tipo de autoridade, sejamos exemplo prático de boas obras, não apenas de falar, mas de agir, de fazer.
8Sua mensagem deve ser tão correta a ponto de ninguém a criticar. Então os que se opõem a nós ficarão envergonhados e nada terão de ruim para dizer a nosso respeito.
No mundo hoje isso é tarefa bastante difícil, mas um norte que temos para nos embasar em boas decisões, é confiarmos na inerrância da Bíblia. Assim quando conseguimos agir conforme a vontade de Deus em todas as nossas decisões, certamente vamos atingir essa meta "De termos uma mensagem tão correta que não haja margem para crítica".
9Quanto aos escravos, devem sempre obedecer a seu senhor e fazer todo o possível para agradá-lo. Não devem ser respondões,
10nem roubar, mas devem mostrar-se bons e inteiramente dignos de confiança. Assim, tornarão atraente em todos os sentidos o ensino a respeito de Deus, nosso Salvador.
Aqui vemos como os escravos (hoje somos nós, escravos de Cristo), precisamos honrar as autoridades constituídas, sendo dignos da confiança destes. Fazendo com que reflita o Seu rosto em nós.
II Coríntios 3:18
18Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele.
11Pois a graça de Deus foi revelada e a todos traz salvação.
Somos salvos pela graça e não por obras. Mas precisamos refletir essa graça em boas obras!
Efésios 2:8-9
8Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus.
9Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.
12Somos instruídos a abandonar o estilo de vida ímpio e os prazeres pecaminosos. Neste mundo perverso, devemos viver com sabedoria, justiça e devoção,
A Educação da Graça: Esta graça "nos ensina". Ela é o pedagogo. O que ela ensina?
- A renunciar à impiedade e às paixões mundanas.
- A viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente.
13enquanto aguardamos esperançosamente o dia em que será revelada a glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
14Ele entregou sua vida para nos libertar de todo pecado, para nos purificar e fazer de nós seu povo, inteiramente dedicado às boas obras.
Aspecto Descrição Passado “A graça se manifestou” — Cristo veio e nos salvou. Presente “Nos educa” — a graça nos treina a viver de modo santo. Futuro “Aguardando a bem-aventurada esperança” — a segunda vinda de Cristo. 15Ensine essas coisas e encoraje os irmãos a praticá-las. Corrija-os com autoridade. Não deixe que ignorem o que você diz.
Assim como Tito, temos como missão, expor a Palavra de Deus a todos. Apresentando o vivo e novo caminho. Precisamos enfatizar com autoridade que nos é concedida por Deus.
Aplicações práticas
-
Para líderes: Ensinar com clareza, equilíbrio e exemplo pessoal
-
Para a comunidade: Viver de modo que a palavra de Deus não seja desvirtuada
-
Para todos os cristãos: Ser “ornamento da doutrina de Deus” - Refletir o caráter de Cristo em nós
-
Para o discipulado: Enfatizar o papel dos mais maduros em ensinar os mais jovens
-
Para o coração: Viver no presente com os olhos no futuro — “aguardando a bem-aventurada esperança”
Conclusão
Tito 2 nos mostra que:
- a sã doutrina é a raiz,
- a vida transformada é o fruto,
- e a glória de Deus e a credibilidade do Evangelho são o objetivo final